domingo, 17 de agosto de 2014

Morando sozinha: dicas para economizar ♡

A primeira coisa que se aprende morando sozinho(a), sem dúvidas, é o valor do dinheiro.
Eu particularmente, não tive muitos problemas nessa parte porque sempre fui bastante econômica (ou mão-de-vaca, como achar melhor). Penso mil vezes antes de comprar qualquer coisa e N-U-N-C-A levo se não tiver total certeza de que é necessário. 
Quando resolvi morar sozinha, isso foi bem útil e me salvou de muita coisas situações difíceis.
Agora que estou em reformas para me mudar pra minha própria casa (#sonhorealizado), estou colocando a economia ainda mais em prática. 
Então aqui vão algumas dicas úteis que podem te ajudar no dia a dia (tanto no mercado quanto em qualquer outro lugar).


















1°- Elabore uma planilha com seus gastos

Não precisa necessariamente fazer uma tabela gigante e colocar até aquele Zé Coxinha de todo fim de tarde na volta da escola/trabalho. Estipule valores básicos como mercado do mês, aluguel (se você não tem sua própria casa ainda), água, luz, internet e etc (aqueles valores básicos de sobrevivência). Assim, vai saber o que precisa pagar e quanto vai sobrar para outras coisas. 

2°- Saiba dizer NÃO pra si mesmo

Eu sei que você já comprou aquelas tigelas coloridas na Americanas e não usa a um tempão.
Não pense que está sozinho nesse barco, porque todo mundo já comprou algo que nem usa.
Então, pra evitar esse tipo de coisa, saiba dizer não pra si mesmo quando estiver prestes a comprar aquela coisinha que não está precisando. Lembre-se: existem coisas mais importantes.

3°- Faça listas de compras

Não é brega, não é mico, é economia. Anote tudo que está faltando e coloque na ponta do lápis. Tente sempre colocar o mais importante primeiro (como carne, arroz, feijão...) e deixe aquelas besteirinhas no final (biscoito recheado, iogurte, suco...).
A listinha além de ajudar na economia, também evita aqueles desperdícios que acontecem sem a gente notar.

4°- Tenha sempre uma reserva

O bom de economizar é que sempre sobra uma quantia legal no fim do mês. Guarde sempre aqueles 20, 30 reais que sobraram das contas para emergências ou compromissos inesperados, como um chuveiro quebrado ou aquela pizza com os amigos no fim de semana. Nada de ser pego de surpresa.

5°- Pesquise 

Eis aqui o segredo para se fazer uma boa economia: pesquisar.
Isso vale pra tudo: móveis, roupas, eletrodomésticos, tudo mesmo.
Nunca compre nada sem antes dar aquela olhada básica na internet. Todas as lojas hoje em dia tem sites com seus produtos e preços, o que facilita muito a vida dos clientes. Faça uma boa pesquisa de mercado, escolha os melhores preços e não tem como errar.


Espero que tenham gostado das dicas e que de alguma forma elas ajudem a vocês como me ajudaram. Beijinhos e até os próximos ;*