segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Saindo de casa: Dúvidas frequentes ♡

São muitas as dúvidas sobre sair de casa e morar alone. Muita gente me faz perguntas a respeito diariamente, então resolvi abordar o assunto aqui no blog com posts semanais. 
Primeiramente, vamos as 5 dúvidas mais comuns:


















1°- "E se meus pais não me apoiarem?"

Se assim como eu, a necessidade de sair de casa bateu aos 16 (ou menos, sei lá), a primeira coisa que precisa mostrar aos seus pais é que não importa o que aconteça, eles sempre vão poder confiar em você. Porque não adianta, eles vão ser as primeiras pessoas a quem você vai recorrer quando faltar grana pro mercado ou pro aluguel. Então mesmo que as coisas estejam tensas entre vocês, nunca saia de casa brigado(a) com eles. Acredite, a pior coisa é ir embora nervosinho e depois de um mês, ligar pedindo alguma coisa na cara de pau.

2°- "O que preciso fazer antes de sair de casa?"

PENSAR MUITOOOOOOOO BEEEEMMM!!!!! Sim, você não pode nem COGITAR a ideia se não tiver total certeza de que está realmente pronto. Morar sozinho não é esse glamour todo não viu amor? Principalmente no começo. Quem acha que tudo acaba e começa em pizza, ta bem enganado.

3°- "O que comprar primeiro?"

Tudo dentro de uma casa é importante, cada coisinha, cada pequeno detalhe. Mas existem coisas, como um sofá, que no começo podem ser substituídas na lista de prioridades (mesmo porque, sofá não enche barriga de ninguém). O mais importante de se comprar logo no comecinho é, sem dúvidas, uma geladeira, fogão, utensílios domésticos como talheres e panelas, cama e guarda-roupas. O resto vem aos poucos. Saiba definir prioridades. 

4°- "Mas eu ganho tão pouco, como vou fazer?"

Planejamento é a palavra da vez. Não se afunde em dividas logo de cara, pesquise SOBRE TUDO (tudo mesmo). Casas ou apartamentos mais em conta, moveis de qualidade e com preço baixo, etc. Coloque tudo na ponta do lápis: aluguel, água, luz, internet, compra do mês, despesas extras (que vão desde chuveiro novo até fechadura que quebrou) e estipule valores que se adequem melhor ao seu orçamento. Assim como na moda, quando se mora sozinho, menos é sempre mais.

5°- "Vale a pena deixar o conforto da casa dos meus pais, a roupa lavada e a comida pronta quando chego pra morar sozinho?"

Ta ai a pergunta mais polêmica de todas. A resposta é tão fácil e deliciosa que não entendo como ainda podem existir dúvidas. Claro que vale né? A liberdade de ir e vir a hora que quiser, receber quem bem entender em casa, sem gente falando o que pode ou não fazer, é a melhor coisa do mundo. Todo sacrifício vale a pena quando o assunto é independência pessoal. No começo é difícil, mas com o passar do tempo, nada vai te fazer desistir disso.

Espero que tenham absorvido as dicas e que aproveitem do melhor modo possível. Se acha que está pronto, então partiu fazer acontecer né? Vai atrás do que te faz feliz, a vida é curta manolo. E se não der certo? Bom, amanhã é outro dia ;)